A 3º AULA
A nossa terceira aula ocorreu no dia 09 de Julho de 2018. Nessa aula discutimos sobre as missões que a universidade possui, usando como base um livro do professor e ex-reitor da UFSB Naomar de Almeida em conjunto com Fernando Santos, chamado " A quarta missão da Universidade". Após esse momento, houve uma breve discussão sobre o trabalho que apresentaremos na próxima aula, que terá um formato de tribunal. Tal trabalho terá o objetivo de situar a Universidade Federal do Sul da Bahia no contexto histórico das universidades, ressaltando em que eixo ela se encaixa.
Além disso, será uma maneira de entender mais aprofundadamente como ocorreu o surgimento e a formação das universidades no Brasil e no mundo, abordando os seus principais eixos. Para tanto, dividiram-se 6 principais, sendo eles:
1. Precursores
2. Escolástica
3. Clássica
4. Vocacional
5. Pesquisa
6. Social
Além disso, contaremos com a imprensa (que ficará responsável por registrar o momento) e o juri (que julgará/ arbitrará a discussão).
Em um segundo momento da aula, discutimos à respeito dos problemas de implantação e expansão da nossa universidade. Os principais deles são: a dificuldade de fixação de docentes, a cobertura regional limitada e a falta de divulgação do modelo da instituição para a comunidade em geral. Nesse sentido, houve uma provocação do professor, afim de incentivar os alunos a participarem de forma ativa do processo de divulgação da universidade, fazendo com que a comunidade esteja cada vez mais próxima e ciente das atividades realizadas na UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), como a sua forma de ingresso, o modelo alternativo e o sistema de ensino.
Desse modo, percebe-se que os estudantes podem ser agentes fundamentais no processo de expansão de ensino, desmitificando muitos tabus que ainda existem em relação a esse espaço fundamental para a nossa sociedade, o que servirá de trampolim para a participação de toda a comunidade no processo de ensino-aprendizagem e não apenas de uma parcela privilegiada. Tal contexto nos levou a pensar à respeito dos conceitos trabalhados por alguns autores que estudaram sobre a educação no Brasil, como Paulo Freire, Anísio Teixeira, Milton Santos, Pierri Levy, Boaventura Santos e Alain Coulon. Tais autores são fundamentais para entendermos o modelo inovador da UFSB, pois apontam e concordam justamente com o modelo proposto de "pluriversidade".
Paulo Freire Milton Santos Pierri Levy
(Acesso em: https://www.google.com/imghp?hl=pt-pt)
Por fim, discutimos à respeito de uma curiosidade interessante da nossa universidade: o seu símbolo. É formado pela junção de uma flor de cacau (fruto que deu fama mundial a região do sul da Bahia) e a flor do Pau Brasil (árvore importante para a economia do Brasil colônia). Nesse sentido, concluímos a aula com uma breve reunião dos estudantes para discutir sobre o tribunal da semana seguinte.
Símbolo da UFSB Flor do Cacau Flor do Pau Brasil
Comentários
Postar um comentário