5º AULA

A nossa quinta aula ocorreu no dia 23 de Julho de 2018. Nesse dia nos reunimos em volta da televisão para assistir a um documentário que tratava da vida e obra de Paulo Freire, um importante precursor da ideia de uma educação pedagógica autônoma e inclusiva. O documentário foi produzido pela TV ESCOLA e pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=iWhiWBZdlTw .

Tal documentário expõe as nuances da vida de Paulo Freire e a forma como se empenhou ao longo da sua trajetória para desenvolver idéias que pusessem no "palco da história o oprimido". Freire acreditava que só a partir da educação para todos poderíamos construir uma sociedade com indivíduos mais críticos e que atuassem como SUJEITOS e não como OBJETOS no cenário político, social, econômico e cultural. 

Aliado à isso, apresenta brevemente sobre o que se trata a teoria do conhecimento de Freire. Para esse autor, o conhecimento deve ser dividido em fases. Primeiramente o indivíduo deve ter um olhar curioso e observador sobre o mundo, realizando a sua leitura sobre as coisas. Em segundo lugar, deve tematizar o que apreende do mundo, ou seja, problematizar todas as coisas que o rodeia. Em terceiro plano, deve se perguntar o POR QUÊ de aprender algo. 

Após esse momento, discutimos sobre o livro de Paulo Freire chamado "Pedagogia da Autonomia". Nesse livro ele discute sobre a importância de uma educação voltada para a conscientização do individuo e a superação da consciência mágica pela consciência crítica, onde o aluno enxerga a sua realidade como mutável e, a partir disso, torna-se agente da mudança. Além disso, Freire trás uma crítica a ideia de que "a educação não é ideológica", pois na prática toda instituição de ensino trabalha com um modelo de ideologia e todo professor, como ser humano, exerce sua subjetividade na atividade de ensinar. 

Ademais, Freire expõe como é importante que o educador seja um reflexo das suas falas, de modo que os alunos possam confiar na sua credibilidade. Assim, deixa claro que o discurso bonito sem aplicação na prática é perda de tempo. Além disso, o educador deve criar um clima de troca mutua em sala de aula, afim de também aprender com os alunos, dando sempre a liberdade da discordância para eles. Para mais, uma das qualidades primordiais que todo educador deve possuir é a capacidade de se reconstruir e admitir a sua incompletude diante as coisas, visto que isto gera a constante evolução do homem. 

No mais, discorre que o educador deve respeitar as realidades dos alunos e inseri-las no cotidiano escolar, afim de motiva-los a estudar e criticar o seu próprio mundo. 

Nesse sentido, fica claro que a ideologia da Freire é muito próxima do que a Universidade Federal do Sul da Bahia deseja promover, sendo indispensável o seu estudo nas nossas salas de aula, que busca promover um estudante crítico e capaz, não apenas um mero reprodutor de ideias pensadas por outras pessoas. 




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"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo de busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, boniteza e alegria" - Paulo Freir










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