4º AULA
A nossa 4º aula ocorreu no dia 16 de Julho de 2018. Nesse dia demos início a aula com a apresentação do trabalho/juri proposto na última aula à respeito da história do surgimento das universidades, nossa dinâmica foi chamada de "Tribunal da universidade: what’s up?". Durante a apresentação do nosso trabalho, cada grupo ficou responsável por explanar as características dos modelos citados, sua estrutura, organização e a adequação ao contexto histórico dos seus modelos de universidades.
Para a elaboração desse trabalho, utilizados como parâmetro o livro chamado “A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento”, dos reitores universitários Fernando Seabra Santos (Universidade de Coimbra) e Naomar Almeida Filho (UFBA: Universidade Federal da Bahia e UFSB: Universidade Federal do Sul da Bahia) e a videoaula “Linha do tempo das universidades”, gravada pelo Prof. Naomar. Nesses materiais você pode encontrar todas as informações à respeito da evolução das universidades na história da humanidade.
No link abaixo você poderá ter acesso ao que foi discutido pelos grupos sobre cada modelo de universidade e sua contextualização na história: https://universidadesociedadufsb.blogspot.com/
No link abaixo você poderá ter acesso ao que foi discutido pelos grupos sobre cada modelo de universidade e sua contextualização na história: https://universidadesociedadufsb.blogspot.com/
Ex Reitor da UFSB, Naomar Fernando Seabra Santos, da
de Almeida Filho Universidade de Coimbra
de Almeida Filho Universidade de Coimbra
Após esse momento, conversamos à respeito do modelo de ensino da UFSB e como a Universidade assumiu o papel de tornar a educação em nível superior mais acessível a população. A dificuldade de fixação de docentes, modelo de gestão inadequado, cobertura regional limitada e a reduzida integração social são as barreiras que toda universidade enfrenta para se firmar. Nesse contexto, a UFSB assumiu o papel de superar tais desafios, desconstruindo os conceitos de uma educação elitista e excludente, além de integrar a universidade ao público da sociedade que a rodeia. Para tanto, nossa universidade baseia-se no pensamento de alguns pensadores, alguns deles são:
1. Paulo Freire: Um autor que discute a respeito da autonomia no ambiente de ensino, alertando que esta deve vir sempre acompanhada da responsabilidade ética e social. Em sua obra deixa claro a importância da aproximação da relação aluno-professor, sem que se instaure uma ideia de permissividade na relação.
2. Milton Santos: O autor defende que a educação precisa adotar um pensamento global, aliado à isso alerta sobre a importância da integralização e expansão do ensino ao ambiente rural.
3. Anísio Espínola Teixeira: Pode-se dizer que os ideais e ideias desse autor são parte fundamental e servem de cerne para a construção e manutenção da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). Ele discute à respeito da importância da tecnologia no ambiente educacional, além de ressaltar como a diversidade deve assumir um papel chave nos sistemas de ensino. Além disso, é a favor da sustentabilidade.
Anísio Espínola, inspiração
para o modelo da UFSB, uma
universidade Anisiana.
para o modelo da UFSB, uma
universidade Anisiana.
Além disso, discutimos sobre os valores da nossa universidade, modelo letivo, currículo modular, a importância dos colégios universitários para a expansão e integralização da UFSB, além da sua estrutura organizacional formada pelos:
CF: Centro de Formação
CUNI's: Colégios Universitários
IHAC's: Inst. de Humanidades, Artes e Ciências
PIPEC: Programa integrado de Pesquisa, Criação e Inovação
Esses centros localizam-se na região do sul e extremo sul baiano, nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e suas regiões circunvizinhas. Por fim, discutimos a respeito dos cursos que envolvem os segundos ciclos de Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Foi uma aula em que tivemos a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e entender em que momento da história situa-se a nossa instituição.
Mesorregião do Sul Baiano |
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