4º AULA

A nossa 4º aula ocorreu no dia 16 de Julho de 2018. Nesse dia demos início a aula com a apresentação do trabalho/juri proposto na última aula à respeito da história do surgimento das universidades, nossa dinâmica foi chamada de "Tribunal da universidade: what’s up?".  Durante a apresentação do nosso trabalho, cada grupo ficou responsável por explanar as características dos modelos citados, sua estrutura, organização e a adequação ao contexto histórico dos seus modelos de universidades.


Para a elaboração desse trabalho, utilizados como parâmetro o livro chamado A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento”dos reitores universitários Fernando Seabra Santos (Universidade de Coimbra) e Naomar Almeida Filho (UFBA: Universidade Federal da Bahia e UFSB: Universidade Federal do Sul da Bahia) e a videoaula “Linha do tempo das universidades”, gravada pelo Prof. Naomar. Nesses materiais você pode encontrar todas as informações à respeito da evolução das universidades na história da humanidade. 

No link abaixo você poderá ter acesso ao que foi discutido pelos grupos sobre cada modelo de universidade e sua contextualização na história:  https://universidadesociedadufsb.blogspot.com/




Resultado de imagem para professor naomar de almeida                                    Resultado de imagem para fernando seabra santos

Ex Reitor da UFSB, Naomar                                         Fernando Seabra Santos, da
de Almeida Filho                                                           Universidade de Coimbra 

Após esse momento, conversamos à respeito do modelo de ensino da UFSB e como a Universidade assumiu o papel de tornar a educação em nível superior mais acessível a população. A dificuldade de fixação de docentes, modelo de gestão inadequado, cobertura regional limitada e a reduzida integração social são as barreiras que toda universidade enfrenta para se firmar. Nesse contexto, a UFSB assumiu o papel de superar tais desafios, desconstruindo os conceitos de uma educação elitista e excludente, além de integrar a universidade ao público da sociedade que a rodeia. Para tanto, nossa universidade baseia-se no pensamento de alguns pensadores, alguns deles são:

1. Paulo Freire: Um autor que discute a respeito da autonomia no ambiente de ensino, alertando que esta deve vir sempre acompanhada da responsabilidade ética e social. Em sua obra deixa claro a importância da aproximação da relação aluno-professor, sem que se instaure uma ideia de permissividade na relação. 

2. Milton Santos: O autor defende que a educação precisa adotar um pensamento global, aliado à isso alerta sobre a importância da integralização e expansão do ensino ao ambiente rural. 

3. Anísio Espínola Teixeira: Pode-se dizer que os ideais e ideias desse autor são parte fundamental e servem de cerne para a construção e manutenção da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia). Ele discute à respeito da importância da tecnologia no ambiente educacional, além de ressaltar como a diversidade deve assumir um papel chave nos sistemas de ensino. Além disso, é a favor da sustentabilidade. 

                                                                     Imagem relacionada

                                                                        Anísio Espínola, inspiração
                                                                        para o modelo da UFSB, uma
                                                                        universidade Anisiana.  


Além disso, discutimos sobre os valores da nossa universidade, modelo letivo, currículo modular, a importância dos colégios universitários para a expansão e integralização da UFSB, além da sua estrutura organizacional formada pelos:

CF: Centro de Formação
CUNI's: Colégios Universitários
IHAC's: Inst. de Humanidades, Artes e Ciências
PIPEC: Programa integrado de Pesquisa, Criação e Inovação

Esses centros localizam-se na região do sul e extremo sul baiano, nas cidades de Itabuna, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e suas regiões circunvizinhas. Por fim, discutimos a respeito dos cursos que envolvem os segundos ciclos de Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Foi uma aula em que tivemos a oportunidade de esclarecer muitas dúvidas e entender em que momento da história situa-se a nossa instituição. 

Resultado de imagem para sul da bahia mapa
Mesorregião do Sul Baiano







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5º AULA

A 2º AULA